quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ataque israelense ao Irã significa nova guerra para os EUA

 Se Israel atacar o  Irã por sua própria conta irá involuntariamente arrastar os EUA para uma nova guerra no Oriente Médio - um que a América  está muito relutante em combater, Yiftah Shapir,  que é  chefe de Projeto de Balanço Militar de Médio Oriente , compartilhado com RT. 
O perito do Instituto de Estudos de Segurança Nacional (INSS) em Israel não acredita que um ataque militar às instalações nucleares do Irã vai forçar o Irã a abandonar seu programa nuclear. 
  RT: Porque você acha que não é do interesse de Israel para lançar um ataque militar ao Irã? 
Yiftah Shapir: Eu não acho que força israelense é grande e forte o bastante para destruir o projeto arma nuclear iraniano. Pode causar algum dano, mas não destruí-lo. Não iria conseguir nada. 
  RT: Você acha que os EUA consideram a cooperação com Israel em um ataque desses, quietamente? 
YS: Primeiro de tudo, não há "silêncio" nesta questão, porque as coisas tendem a sair mais cedo ou mais tarde. Por um lado, o presidente Obama não descartou a possibilidade de um ataque americano ainda. Mesmo que seu exército é muito relutante em entrar em outra guerra no Oriente Médio. Eu não acho que ele faria em um ano eleitoral. 
  RT: Então isso pode ser uma razão para Israel para lançar um ataque agora, antes de uma nova liderança americana está em vigor? 
YS: Há uma teoria em que os EUA é isso que vamos fazer. O ataque israelense pode tirar os EUA para a guerra, provavelmente prematuramente. Seria forçar os EUA a entrar nessa guerra, porque um contra-ataque iraniano seria quase sem dúvida, ser alvo contra os EUA, bem como Israel. Acho que tal ação sem o consentimento americano causaria um grande dano a Israel relações estratégicas com os EUA por um período prolongado de tempo. 
RT: Você acha que as sanções duras contra o Irã declarou recentemente são suficientes para satisfazer o governo de Israel não atacar o Irã? 
YS: Eles poderiam satisfazê-lo por enquanto. Eu acho que a atitude geral em Israel é que as sanções não são suficientes. Eles não vão para convencer o Irã, mesmo que seria muito mais dura, para não prosseguir o seu projeto de arma nuclear. 
RT: Como você mede a capacidade do Irã de lançar um contra-ataque? 
YS: Irão tem uma capacidade de lançar um ataque com mísseis em Israel direta com algumas centenas de mísseis Shahab. Qual seria a eficácia desse tipo de ataque e precisão desses mísseis - Eu não sei. Eu não acho que seria pior do que tínhamos em 1991, quando estávamos sob ataque de míssil iraquiano. Os danos foram causados, mas ninguém realmente foi morto.Mas não há garantia de que isso não vai acontecer. Temos agora o Arrow (anti-míssil balístico) nós não temos, então, que seria capaz de interceptar pelo menos uma parte deste ataque de mísseis. O maior dano para Israel seria, como no caso de ataque de foguetes Katyusha, o dano econômico, porque, sob um tal ataque tudo estaria ainda. 
  RT: E sobre o apoio árabe para um ataque israelense ao Irã?  Você mencionou o envolvimento dos Estados Unidos, mas certamente também Israel precisa de ajuda árabe sob a forma de pouso e abastecimento de assistência (no caso de um ataque aéreo contra o Irã)? 
YS: Muitos países árabes são muito cautelosos do Irã. Por exemplo a Arábia Saudita tem estado a pressionar a ONU para atacar o Irã há muitos anos. Na assistência a outra mão para Israel ainda está fora de sua agenda em aberto.Israel teria de voar sobre os países árabes. Ele tem feito isso antes e isso poderia ser feito sem o consentimento, ainda que encoberto. Poderíamos ter direitos de assistência e de desembarque, se não a partir de Arábia Saudita do que do Emirados Árabes Unidos. A distância entre os Emirados Árabes Unidos para o norte do Irã está tão longe como de Israel, talvez até mais, para que esses direitos de aterragem seria útil somente em caso de ataque a alvos no sul do Irã. 
  Outra ajuda secreta poderia ser, embora problemático, dada pelo Azerbaijão, que fica no lado norte da fronteira iraniana. Eles têm agora boas relações com Israel. O problema é chegar ao Azerbaijão você tem de voar sobre a Turquia.Com as atuais relações entre Israel e Turquia, não vejo turcos dando a Israel qualquer auxílio. 
RT: Por que é tão importante para a Síria nações ocidentais?  Poderia ser o último obstáculo antes da invasão do Irã? 
  YS: Essa é uma pergunta difícil. Por que a Síria é importante?  É importante para os países ocidentais?  Não vejo qualquer país ocidental intervir na Síria, como fizeram na Líbia. 
RT: Mas há tanta atenção e foco na Síria, em especial sobre o presidente Bashar Assad está lidando com a situação.  Como você explica isso? 
  YS: Que seria de se esperar do Ocidente. A Síria está muito mais próximo da Europa e da Síria tem relações tradicionais com países como a França. E com tal atrocidade que acontece (na Síria) eles não podem ficar quieto. 
  RT: Existe uma conexão entre o que está acontecendo na Síria eo que está acontecendo no Irã? 
YS: Há uma ligação óbvia porque o regime sírio tem sido aliado do Irã por mais de duas décadas.  Esta é a principal via do Irã ao Líbano, em toda a região influenciando Israel. Se o regime de Assad quedas, o Irã está em pé de perder aliado muito forte, porque qualquer governo que vai substituir Assad, seja uma democracia pró-ocidental, que não é muito provável, ou Irmãos Muçulmanos, que são sunitas e hostil em relação a Irã xiita , qualquer novo regime seria hostil em relação ao Irã ou muito longe de cooperar com o Irã tanto quanto regime Bashar Assad tem sido.  Irã está de pé a perder. 
  RT: É a fonte de alegado de armas para a oposição síria suficiente para perturbar o equilíbrio de armas regional? 
YS: Agora não. Eu ouvi  que a Arábia Saudita começou a fornecer com armas.Mas estamos falando de armas ligeiras.  Eu não acho que isso iria mudar o equilíbrio de poder no Oriente Médio.Eles (a oposição síria) ainda são muito fracos. 
  RT: É possível que haja intervenções simultâneas para a Síria e ao Irã? 
YS: Não parece provável. Eu não acho que a UE ou a  OTAN estão indo para a Síria. E não vejo a UE ou a OTAN a tomarem parte no ataque contra o Irã. Os EUA poderiam tentar levar os europeus para atacar alvos no Irã, mas não parece muito provável.
Fontehttp://2012umnovodespertar.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário