segunda-feira, 18 de junho de 2012

Líderes do G20 discutirão temas que preocupam o mundo


Na cúpula do G20, na cidade mexicana de Los Cabos, os líderes do G20 discutirão entre 18 e 19 de junho as perspetivas de desenvolvimento da economia mundial, a reforma do sistema financeiro internacional, assim como a segurança alimentar e a ecologia.

Este é já o sétimo encontro de primeiras personalidades no formato do G20. A cúpula anterior decorreu em novembro passado em Cannes. O encontro foi dedicado ao reforço do controlo sobre os bancos e às medidas de prevenção de uma nova onda da crise. Desde então, o sistema financeiro-econômico mundial não sofreu mudanças cardinais e por isso os problemas econômicos estarão novamente em foco na ronda atual das conversações. Naturalmente, especial atenção será dispensada à situação complexa na zona do euro no contexto das eleições na Grécia e aos prognósticos negativos de ritmos de crescimento na Europa.

A solução dos problemas acumulados já não pode ser padronizado, considera Andrei Lusnikov, perito em problemas do desenvolvimento econômico:

"Possivelmente, uma ideia produtiva poderia ser a tentativa de rever a atitude para com o crescimento econômico como principal força motriz de desenvolvimento e de encontrar outras forças motrizes. Porque não há motivos de esperar que o crescimento econômico seja estável."

A atual cúpula tem especial importância para a Rússia que a partir de 1 de dezembro deste ano assume a presidência no G20. Como está preliminarmente previsto, o próximo encontro do G20 irá decorrer em setembro de 2013 em São Petersburgo. A sua agenda, a ser definitivamente elaborada após a ronda mexicana, será um acontecimento emblemático, salientou o perito Alexander Gussev:

"Serão discutidos diretamente os problemas ligados ao desenvolvimento da civilização. Uma questão importante será a situação política em países da África do Norte e do Oriente Médio. Tal explica-se pelo fato de o preço dos hidrocarbonetos diminuir e os países da região serem os seus principais fornecedores."

Em Los Cabos, o presidente Vladimir Putin participará em vários encontros bilaterais e alargados. Assim, o líder russo contatará os seus colegas do BRICS, assim como terá conversações com os dirigentes da Inglaterra, Japão, Índia, Brasil e de outros países. Como se espera, o papel central entre os contatos bilaterais serão as conversações com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Putin e Obama não tiveram encontros desde 2009. Acumularam-se muitas questões para a discussão: desde o sistema de EuroDAM para a crise síria. As partes esperam que na cúpula haja um diálogo frutífero e ressaltam a disposição de cooperar no palco internacional e de reforçar os laços econômicos e comerciais.

0 comentários:

Postar um comentário