quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EUA podem sofrer recessão em 2013 por lei que corta déficit fiscal

Os Estados Unidos poderão entrar em recessão em 2013 caso em janeiro entre em vigor uma norma orçamentária mais restrita, que exige um corte do déficit fiscal, aponta nesta quarta-feira o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês). Caso não seja modificada a lei atual, o déficit do Estado Federal ficará limitado a 4% do PIB, ou seja, US$ 641 bilhões para o exercício fiscal 2013, contra os 7,3% permitido para 2012, disse a CBO em suas projeções sobre a economia e o orçamento.

Caso o Congresso não chegue a um acordo sobre uma fórmula para cortar o nível de endividamento do país antes do final do ano, serão ativados de forma automática um conjunto de medidas para cortar o gasto, conhecidas como "precipício fiscal", que levam a um incremento dos impostos.

Segundo a CBO, este saneamento das contas públicas terá consequências negativas como uma contração de "0,5% do PIB, em projeção anual, para o quarto trimestre de 2013 e uma alta da taxa de desemprego a 9% para o segundo trimestre de 2013". EUROPA Também hoje, o chefe de governo grego, Antonis Samaras, disse que proporia a extensão do prazo para os cortes de € 11,5 bilhões pedidos pelo Banco Central Europeu e o FMI (Fundo Monetário Internacional) nas reuniões com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande.

No entanto, Merkel, descartou que a reunião que terá com Samaras seja definitiva para resolver as pendências sobre o resgate financeiro a Atenas. Os dois se encontrarão na próxima sexta (24), em Berlim.

A Alemanha se manifestou diversas vezes contrária à revisão do cronograma de austeridade pedido à Grécia, em que o país é obrigado a fazer todos os cortes no Orçamento até o fim de 2014. O governo grego pede que o prazo seja estendido até 2016.

Fonte: 
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1141379-eua-podem-sofrer-recessao-em-2013-por-lei-que-corta-deficit-fiscal.shtml

Visto em: Nos Dias de Noé

0 comentários:

Postar um comentário