quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vírus Ebola atinge Uganda na África


O vírus Ebola foi detectado no início do mês de julho, mas demorou um mês até ser declarado pelo governo de Uganda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que até agora morreram 16 pessoas e 30 continuam infectadas.
A primeira vítima do vírus foi uma menina de 3 meses, disse a organização não-governamental dos Médicos Sem Fronteiras. Desde o início do surto, o número de pessoas suspeitas de ter a doença aumentou de 176 para 312. Esta é uma das doenças mais perigosas e em 90% dos casos é mortal, já que não existe um tratamento ou vacina contra a doença.
As autoridades de Uganda, disseram que varias pessoas foram colocadas em isolamento incluindo 7 médicos e 13 profissionais de saúde do Hospital de Mulago. Um dos pacientes diagnosticados com o vírus Ebola fugiu, durante a noite do dia 3 de agosto, do hospital de Kagadi. “Atualmente os pacientes estão algemados a cama, visto que temos medo que também possam escapar”, disse o médico e Comissário do Ministério da Saúde, Jackson Amune.
As autoridades sanitárias de Uganda continuam a procura do homem diagnosticado com o vírus. Segundo a Organização Mundial de Saúde os países que fazem fronteira com o Uganda, como é o caso do Quênia ou Ruanda, devem reforçar as barreiras sanitárias dado que o vírus atua com bastante rapidez. De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério da Saúde, algumas pessoas se recusaram a procurar tratamento “porque acreditam que a doença esta ligada aos espíritos do mal”.
Geralmente a transmissão do Ebola acontece depois do contato com alguém infectado e os sintomas iniciais são o mal-estar, dores de cabeça ou até mesmo vômitos. Posteriormente surgem as hemorragias e os doentes acabam por morrer. O vírus surgiu pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo e em 2000 matou cerca de 170 pessoas em Uganda. Desta vez o vírus foi identificado na zona oeste do país e a OMS esclareceu que, não existem informações sobre pessoas infectadas em outras cidades.
Em Comunicado de imprensa, o Presidente Ugandes, Yoweri Museveni, recomendou que a população evitasse o contato com outras pessoas e pediu especialmente para evitarem apertos de mão. Nos últimos anos o Ebola atingiu também o Sudão, Sudão do Sul, República do Congo e Gabão. Em menos de 12 anos, é a quarta vez que Uganda é abalado pelo vírus.

0 comentários:

Postar um comentário