sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Turquia talvez se prepara para operação militar na Síria

Turquia, Síria, guerra

As autoridades turcas exigem que o Conselho de Segurança da ONU tome as medidas necessárias para “parar a agressão da Síria”.

De acordo com a imprensa turca, nas próximas horas o governo turco pode pedir ao parlamento autorização para levar a cabo uma operação militar em território sírio.

“A Turquia nunca vai deixar sem resposta tais provocações do regime sírio, que visam minar a nossa segurança nacional,” sublinharam as autoridades do país.

Na véspera, na sequência do bombardeio da aldeia de Akçakale no sul da Turquia, a partir de território sírio, morreram cinco cidadãos turcos. Em resposta, a Turquia, pela primeira vez nos 18 meses do conflito sírio, abriu fogo contra o território sírio.

Entretanto, em Bruxelas, a pedido da Turquia foi convocada uma reunião de emergência do Conselho da OTAN. Os participantes da reunião condenaram o ataque da Síria contra o território turco, chamando-o de uma “violação flagrante do direito internacional”.

Nota Guerreiros de Yah: o que eu entendi disso tudo? Parece que os "rebeldes" (ou talvez o o próprio governo Sírio, vai saber...) bombardearam a fronteira da Turquia matando 5 civis (1 mãe e seus 4 filhos), talvez a mandato da OTAN no caso de ter sido os rebeldes, e agora a OTAN e Turquia planejam uma intervenção no território sírio em resposta ao bombardeio, justamente agora neste momento de tensão, por isso a Turquia convocou uma reunião de emergência com o Conselho da OTAN. Saberemos certamente nos próximos dias o resultado dessa reunião entre o governo turco e os líderes da OTAN,  e resta a nós orarmos quanto a isso, porque creio que nenhum de nós deseja ver uma Terceira Guerra Mundial ...

0 comentários:

Postar um comentário